terça-feira, 6 de dezembro de 2011

São José da Batalha, cidade da pedra preciosa mais cara do mundo



Localizado no Cariri paraibano, o pequeno distrito de São José da Batalha na Paraíba é o local onde foi encontrada uma jazida da pedra mais cobiçada do mundo, a Turmalina Paraiba, uma gema preciosa mais rara e mais cara que o diamante.

A pedra recebeu o nome de Paraiba por ser única do seu tipo no mundo quando foi descoberta. Posteriormente foi descoberta em outros locais, mas permaneceu o nome Paraíba. Um quilate, que equivale a 0,2 grama, custa em média 30.000 dólares e pode chegar até 100 mil dólares.





 

Descoberta nas colinas, a Turmalina Paraíba é encontrada em túneis de até 70 metros de profundidade o que a torna muito rara. O brilho único de um azul neon é tão intenso que chega a brilhar no escuro, isto porque ela contém uma grande quantidade de cobre, ferro e manganês.

Esses elementos dão os tons e coloração verde esmeralda, turquesa, azul, violeta-azulada, índigo e violeta até ao elétrico azul brilhante e também pode ser encontrada em lindas cores púrpuras e vermelhas, mas a turmalina só mostra sua cor incandescente e única quando é lapidada.





A Turmalina Paraíba, também chamada de turmalina azul, foi encontrada pela primeira vez há cerca de 25 anos. Apesar da pedra ser escassa em São José da Batalha, segundo alguns especialistas, pode haver jazidas inexploradas devido a existência irregular de pegmatitos – rocha que é fonte da turmalina.

Apesar de sua riqueza, a vida em São José da Batalha é simples e pobre. Um caminho de terra e poeira é a única ligação da cidade do tesouro com o resto do mundo. A mais rara das pedras preciosas foi encontrada em uma região marcada pela aridez e que não serve para plantar, mas permanecem nas histórias que alimentam muitos sonhos na região.

 

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi graça, paz & misericórdia é uma honra pode comentar e compartilhar com vocês.
www.magazinevoce.com.br/negocioline

www.lojaskama.com.br/ab310152

www.rede.natura.net/espaco/negocioline

www.natufree.com.br/1486922

www.casacariri.com.br/?a_aid=jefferson

Unknown disse...

Muito bom...
O relato.

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores