segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Saquarema, a capital do Surf

Situada na chamada Região dos lagos no Rio de Janeiro, Saquarema é considerada a Capital do Surf. Conhecida como sede de competições nacionais e internacionais, as ondas perfeitas sediam provas do Circuito Mundial.
  




A cidade que recebe muitos turistas em suas casas de veraneio, tem todos os recursos de uma cidade grande mas ainda conserva as características de uma aldeia de pescadores, com muita simplicidade mas bastante acolhedora.





A Praia de Itaúna é a mais famosa e suas ondas são consideradas entre as melhores do Brasil além do mais lindo pôr-do-sol da região. Encima de um morro na Praia de Itaúna, a Igreja de Nossa Senhora de Nazaré é o cartão postal da cidade e de onde se tem uma bela vista.





Há várias praias com ventos e condições favoráveis que conquistam surfistas profissionais e amadores. O surf é "O esporte" em Saquarema. Entre os picos mais disputados está Itaúna, com ondas que chegam a 3 m de altura. Quem não tem intimidade com a prancha pode aprender técnicas e manobras na Escola de Surf de Saquarema.

A paradisíaca Praia de Vilatur também tem ondas fortes, quiosques e casas de veraneio, estando próxima das lagoas e trilhas. A maior é a Praia de Massambaba que é quase deserta devido à precariedade de acesso por estrada de terra.  




Do alto da Serra do Matogrosso descortina-se a beleza da cidade que está situada entre as lagoas e o mar. A Lagoa de Saquarema está ligada ao mar por um canal. A Lagoa de Jaconé situa-se ao norte próxima à Praia do Jaconé.



A área de Proteção Ambiental de Massambaba, a 16 km do centro, foi criada para proteger o ecossistema da Lagoa de Jacarepiá, a única lagoa de água doce próxima ao mar. A Lagoa Vermelha, na verdade são três lagoas ligadas por um canal possuindo aguas medicinais.





O paraíso do surf é também a terra do vôlei. Em Saquarema está o Centro de Desenvolvimento do Voleibol coordenado pela CVB. Com um enorme espaço entre o mar e a lagoa, alojamentos e uma estrutura completa é destinada à formação e treinamento de atletas, com quadras de vôlei de praia, ginásio, piscinas e salas de musculação. O Museu do Vôlei também funciona no complexo e guarda troféus, medalhas, fotos e camisas oficiais.





Além de mar, Saquarema tem várias trilhas, serras e cachoeiras. As 6 cachoeiras do Roncador estão localizadas no distrito de Sampaio Corrêa que tem trilhas em clima de montanha. A trilha que leva ao Alto Tinguí termina numa cachoeira que forma tobogãs naturais em pedra.




Mais adiante está uma lagoa de água mineral. São cerca de 8 km de trilha muito íngreme com vários despenhadeiros. Do alto da trilha, tem-se a vista do mar, das lagoas, de Sampaio Corrêa, Jaconé e Saquarema.







A rampa de voo livre de Sampaio Correa, localizada na Serra do Mato Grosso, é considerada uma das melhores do Brasil onde funciona também uma Escola de voo livre e voo duplo. Do alto se tem uma vista panorâmica das serras e do mar.




Várias fazendas oferecem passeios na fazenda, acompanhamento de ordenha e passeios a cavalo.
No sitio Pesque Pague o divertimento é a pescaria se bem que se pode pescar nas lagoas de Saquarema e Jaconé e também na laje da Praia de Itaúna. Mas se o objetivo é descansar sem andar muito, o Tour Ecológico de Bugre leva grupos a passear por toda a cidade.

Nenhum comentário:

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores